O que as tendências de consumo de 2017 significam para o setor de hortifruti

2016 foi um ano e tanto. Apesar da situação econômica frágil do país, o setor agropecuário aumentou sua participação no Produto Interno Bruto de 21,5% a 23%, representando cerca de 48% do total de exportações. Analistas dizem que a tendência é que a situação favorável continue em 2017, tanto pela aumento das exportações quanto pelas tendências de consumo das pessoas.

Para que você entenda um pouco mais como o setor de hortifrúti pode crescer em 2017, nós explicamos quais são as tendências de consumo que podem ajudar você a incrementar as suas vendas:

 

Consumo sustentável

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em reduzir a quantidade de lixo nocivo ao meio ambiente que é descartado diariamente. Por esse motivo, cada vez mais estão optando por embalagens biodegradáveis, alimentos naturais e empresas que se preocupem com o meio ambiente. Incentivar a compostagem, por exemplo, pode ser uma das maneiras de se destacar dos concorrentes.

 

Saúde

A preocupação com a saúde, hoje em dia, não está apenas relacionada à planos médicos ou farmácias: está muito mais relacionada à prevenção, principalmente através de um alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Esse é um dos grandes impulsionadores do setor de hortifrúti.

 

Relacionamento com as empresas

Com múltiplos canais de comunicação disponíveis (redes sociais, telefone, Whatsapp, e-mails), as pessoas sentem uma maior necessidade de um contato mais direto e personalizado. Isso é muito bom para pequenos e médios empreendedores, que podem estabelecer canais mais baratos e uma comunicação mais eficiente com seus clientes.

 

A compra como experiência

As pessoas não querem apenas comprar e consumir. Elas querem que as compras sejam uma experiência interativa, algo que elas sejam não apenas consumidoras, mas ativas em todo o processo. Para o setor de hortifrúti, disponibilizar stands de degustação ou feiras onde são ensinadas receitas (como sucos detox, por exemplo) podem ser a atração que seus clientes estavam esperando.

 

O setor de hortifrúti pode aproveitar desse ótimo momento de tomada de consciência humana sem ser oportunista, pois a verdade é que são esses os produtos que podem disponibilizar a qualidade de vida que as pessoas esperam. No entanto, vale sempre reforçar: o respeito à cada ser humano deve ser prioridade, portanto, deve-se evitar soluções que possam parecer invasivas às pessoas – é necessário estudar bem seu público para descobrir como conversar com ele da melhor forma!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.