Guia prático de como armazenar as suas frutas

Fazer as compras é a parte mais prática quando falamos no consumo de frutas. Mas, manter as frutas frescas e saborosas por mais tempo é um desafio para muitos. Com algumas dicas simples que separamos para você, é possível fazer com que os seus produtos durem mais e você consiga aproveitar ao máximo o sabor e nutrientes que eles proporcionam. 

Neste guia prático, vamos ver como armazenar cada tipo de fruta da maneira correta, para que você possa desfrutar de frutas frescas e deliciosas. Vem ver! 

Prepare as frutas antes de guardar 

Antes de levar as frutas para a fruteira, gaveteiro ou independentemente do local em que você guarda, é indispensável prepará-las. Veja só como é simples fazer isso: 

Lave as frutas apenas antes de consumi-las: lavá-las antes de armazená-las pode aumentar a umidade e promover o crescimento de mofo. 

Seque bem as frutas antes de guardar: o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento. 

Tire as folhas e talos: as folhas e talos podem liberar etileno, um gás que acelera o amadurecimento e pode estragar rapidamente as suas frutas. 

Confira se as frutas estão no ponto certo: retire quaisquer frutas danificadas ou maduras demais, pois podem estragar as outras. 

Para guardar, o processo é simples 

Depois de preparar as suas frutas, é o momento de guardá-las. E existem várias formas de fazer esse armazenamento de forma saudável, que faz com que elas durem bem mais. Confira! 

  • Utilize os compartimentos corretos da geladeira: a maioria das frutas deve ser armazenada na gaveta da crispeira (um compartimento especial na geladeira projetado para armazenar frutas e vegetais frescos) que tem um nível ideal de umidade e temperatura. 
  • Mantenha as frutas em sacos perfurados: isso permite que o ar circule, ajudando a prevenir o acúmulo de umidade e, consequentemente, que as suas frutas estraguem mais rápido. 
  • Algumas frutas não devem ser armazenadas na geladeira: você sabia que abacaxis, bananas, mangas, tomates e melões devem ser armazenados em temperatura ambiente até que estejam maduros? Isso mesmo! Só depois de maduros, alguns podem ser transferidos para a geladeira por alguns dias. 
  • Mantenha as frutas longe de outros alimentos que produzem etileno: como maçãs, bananas e tomates. O etileno pode acelerar o amadurecimento e estragar as frutas. 

Você sabia que algumas frutas devem ter armazenamento especial?

Isso mesmo, e nós separamos algumas das frutas que precisam ter um armazenamento específico par que elas durem tempo suficiente para serem consumidas. Veja abaixo. 

Maçãs 

Mantenha as maçãs na gaveta da crispeira da geladeira. Elas podem durar até 2 meses! 

Bananas 

Armazene as bananas em temperatura ambiente até que estejam maduras. Depois de maduras, transfira-as para a geladeira por alguns dias. 

Laranjas 

Mantenha as laranjas na gaveta da crispeira da geladeira. Elas podem durar até 2 semanas. 

Uvas 

Lave as uvas e seque-as bem. Armazene-as em um saco plástico perfurado na gaveta da crispeira da geladeira. Elas podem durar até 2 semanas. 

Morangos 

Armazene os morangos em uma única camada num recipiente raso na geladeira. Com isso, eles podem durar até 3 dias. 

Abacaxis 

Mantenha os abacaxis em temperatura ambiente até que estejam maduros. Depois de maduros, transfira-os para a geladeira por alguns dias.  

Melões 

Armazene os melões em temperatura ambiente até que estejam maduros. Depois de maduros, transfira-os para a geladeira por alguns dias. 

Gostou das dicas? Acompanhe a Dois Cunhados nas redes sociais e lembre-se: no momento de abastecer a sua dispensa, com frutas, legumes e verduras fresquinhos, clique aqui, faça o seu pedido e receba em casa! 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.