Como o tempo influencia no consumo de alimentos

Dependendo do tempo que está fazendo no momento, os consumidores podem ser mais propensos a comprar alguns produtos específicos no mercado. E isso não quer dizer apenas de guarda-chuvas quando chove ou água quando está calor. De acordo com dados coletados pela parceria entre a empresa varejista Walmart e a de meteorologia Weather Co., ambos localizados nos EUA, há uma correlação direta entre as variedades do clima e os produtos comprados.

Em um palestra realizada em 2014 na Conferência de Marketing da Associação Nacional de Anunciantes, em Orlando, Stephen Quinn (CEO da rede Walmart nos EUA) revelou alguns insights obtidos pelo cruzamento de dados entre o tempo e os hábitos de consumo.

“Não sabíamos, por exemplo, que quando há uma leve brisa as pessoas tendem a comer frutas berries (como morango, cereja, framboesa, amora)”, afirmou Quinn. A empresa passou a adotar medidas como divulgação desses alimentos quando o clima era condizente. O resultado? As vendas dos produtos triplicaram.

Outras descobertas foram: as pessoas compram mais carnes quando o dia está ligeiramente quente, ou com ventos, mas não com chuva. Verduras e legumes, ingredientes para saladas em geral, tem sua venda maior quando os dias estão mais quentes que o habitual.

Os dados estudados não dão, necessariamente, uma explicação sobre por qual motivo isso acontece, mas são ótimas referências para criação de promoções e divulgações de produtos, isso porque o fator preço ainda é outro determinante para o sucesso de vendas.

Em relação ao marketing dos produtos de parceiros, Quinn diz também ter uma vantagem para o sucesso de ambos: “É possível começar a fazer isso em escala. Podemos dizer a um parceiro, como o Gatorade, por exemplo, que só vamos mostrar seus anúncios quando a temperatura estiver acima dos 35 graus”.

É importante, no entanto, estudar bem todas as possibilidades para não cometer erros. Embora fatores externos como o tempo possa influenciar na decisão do quê o consumidor vai comprar, ainda há muito da psicologia das pessoas que pode ser aproveitada no marketing dos produtos, e isso pode ser feito estudando os perfis de consumidores que existem.

 

Fonte: Advertising Age

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.