Perfis de consumo de alimentos no Brasil

Com tantas mudanças acontecendo tão rápido no mundo contemporâneo, é necessário estar atento aos hábitos e vontades dos consumidores, analisando tendências e comportamentos que afetam como se realiza o consumo de alimentos.

De acordo com uma pesquisa nacional realizada pelo Fiesp/Ibope, o consumo de alimentos no Brasil pode ser influenciado por fatores como estrutura familiar, estrutura etária e urbanização. Na prática, o aumento da população mundial, da concentração populacional nos centros urbanos e do aumento da renda no Brasil fazem com que a procura dos consumidores por marcas que passem confiabilidade e garantam a qualidade de seus produtos também cresça.

A escolha do tipo de produto pelos consumidores dependem de quatro perfis de consumo, que detalhamos a seguir:

 

Conveniência e praticidade

Os produtos escolhidos por sua conveniência e praticidade são consequência da vida agitada das pessoas dos grandes centros urbanos, que tem pouco tempo para preparar suas refeições. Representando cerca de 34% do total de consumidores, eles preferem produtos semi prontos, minimamente processadas e embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte. Frutas já cortadas, hortaliças descascadas e embaladas para consumo individual são opções para esses consumidores.

 

Sensorialidade e prazer

Esses consumidores priorizam suas escolhas pelas sensações provocadas a curto prazo. Como exemplo, podemos citar as redes de fast foods, que não precisam mostrar, necessariamente, seu cuidado com bem-estar e saúde. Para os produtos agrícolas, a ideia funciona quando se comercializa pelo status do produto: alimentos exóticos, gourmets, cujas embalagens tragam informações como harmonização com bebidas e design diferenciado.

 

Confiabilidade e qualidade

Marcas que exibem para seus consumidores como realizam o processo de tratamento e transporte de seus produtos passam confiança para as pessoas, servindo como experiência adicional à boa qualidade dos produtos oferecidos. São consumidores exigentes, que buscam as informações sobre as origens dos produtos para ter garantia de uma alimentação de qualidade.

 

Bem-estar, sustentabilidade e ética

As pessoas que procuram por marcas com essas características tem preocupações sobre como as empresas fornecedoras dos alimentos cuidam do relacionamento tanto com o meio ambiente quanto para a sociedade como um todo. Eles valorizam selos de qualidade e certificação que demonstrem o posicionamento das empresas em relação a esses pontos, além dos benefícios que esses produtos podem gerar para a saúde do corpo, como alimentos light ou diet, orgânicos, e os que possuem informações sobre como as propriedades de cada alimento auxilia no tratamento de doenças.

 

Esses perfis de consumo ajudam a definir qual a melhor estratégia para a venda dos produtos, dependendo do público alvo definido. Através dessas informações é possível inovar e atender às demandas dos consumidores.

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