O perigo dos refrigerantes para crianças

A alimentação infantil é algo extremamente delicado e depende diretamente dos hábitos de consumos dos pais. De acordo com a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), aproximadamente 1/3 da população infantil de 5 a 9 anos do Brasil está com excesso de peso. Um dos agentes causadores disso é a alta quantidade de açúcar presente em alimentos, e dentre esses produtos, os refrigerantes são os que tem os maiores índices por volume.

 

Porque o refrigerante pode causar obesidade?

A bebida possui, além da grande quantidade de açúcar, as substâncias glicose e sódio, além de conservantes e corantes artificiais. O sódio em excesso pode causar retenção de líquidos, causando problemas como a hipertensão, o que pode agravar ainda mais no funcionamento dos rins e provocar aumento de peso.

 

Refrigerante diet ou light é melhor?

Não necessariamente. Esses refrigerantes não possuem açúcar, mas outras substâncias que adoçam a bebida, como o aspartame e o ciclamato, que podem causar intolerância e alergia.

 

Quantas calorias tem uma lata de refrigerante?

Um adulto pode consumir, em média, 2000 calorias por dia. Para crianças, a média de ingestão diária é de 100 vezes o peso (sendo assim, uma criança de 10kg deve consumir cerca de 1000 calorias diariamente). Uma lata de refrigerante possui, aproximadamente, 150 calorias. Isso significa que uma simples lata, para uma criança, corresponde a 15% do que ela pode consumir no dia.

 

Como substituir o refrigerante?

Crianças geralmente gostam daquilo que é mais saboroso, não necessariamente mais saudável. Se você quer mudar esse hábito em seus filhos, comece aos poucos, incluindo a participação deles na preparação de sucos naturais. Conforme eles forem se acostumando aos sucos, reduza aos poucos a quantidade de açúcar colocada na receita.

 

Além da obesidade, porque é bom consumir menos açúcar?

O açúcar é refinado da cana-de-açúcar, e no processo de refinamento, o alimento perde suas propriedades nutritivas, restando apenas o carboidrato. Existem estudos comprovando que o consumo de açúcar causa deficiência no paladar, hiperatividade e déficit de atenção.

 

 

 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.