Produtos naturais e importados impulsionam mercados de bairro

 

Exclusividade e praticidade: duas palavras que descrevem perfeitamente a nova tendência que surge para os famosos mercadinhos de bairro. Uma das características mais comuns desses mercados é estarem localizados em meio a bairros residenciais, provendo um serviço muito mais personalizado para seus clientes. O fenômeno de crescimento desses mercados foi analisado pelo Sebrae/SP, e o número constatado foi uma surpresa: cerca de 35% de todas as vendas do setor saíram desses mercados.

 

Lucro por diferenciais

Uma das coisas que mais atrai os consumidores são os diferenciais oferecidos nas lojas. No caso dos mercados de bairro, os aspectos que chamaram a atenção foram:

– Produtos importados como azeites, vinhos, massas e molhos chamam a atenção do consumidor que não encontra os mesmos produtos em grandes redes de supermercado;

– Alimentos naturais exóticos, como castanha-do-pará, frutas desidratadas (ameixas, uvas, etc) e sementes (linhaça, canoa), que também são difíceis de encontrar em mercados maiores;

– Proximidade de casa: a praticidade leva a compra de pequenos volumes de produtos, porém com mais frequência. Manter frutas e verduras sempre fresquinhas (com um armazenamento adequado – embalando os produtos e estocando-os em ambiente refrigerado) é um dos grandes atrativos para os consumidores, que podem usufruir de benefícios para a saúde tendo os produtos “à mão”;

– Serviços personalizados, como o recebimento de pedidos dos clientes via Whatsapp ou com aplicativo próprio, deixando os produtos reservados para que as pessoas venham apenas retirar as compras;

– Algumas lojas até desenvolveram um sistema de drive-thru, que entrega os pedidos dos clientes sem que eles precisem descer do carro;

– Conhecimento e proximidade com a clientela da loja, facilitando o diálogo e o atendimento personalizado.

 

Investimento

Especialistas na área alertam, no entanto, que toda essa personalização exige um alto investimento e especialização dos funcionários para a estratégia funcionar: além da infraestrutura necessária para a correta gestão dos estoques, o armazenamento e reposição devem ser eficientes.

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