Dicas para o manuseio de alimentos – 1ª parte

A qualidade de alimentos como frutas e legumes depende de vários fatores, e quando pensamos na comercialização, o manuseio é um dos aspectos que mais influencia na durabilidade dos produtos.

Pensando exatamente nisso, o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) lançou uma cartilha sobre práticas de manuseio ideais para garantir a boa qualidade dos alimentos.

Pela extensão do material, separamos o artigo em duas partes, assim fica mais fácil absorver as dicas e otimizar o trabalho!

 

1ª regra: a qualidade do produto não pode ser melhorada, só conservada

Escolher bons produtores é a chave dessa regra. Pouco adianta um processo ultra moderno de manuseio e armazenagem se há negligência de cuidados na colheita.

 

2ª regra: evitar o manuseio

Parece contraditório, né? Mas o que acontece é que frutas e hortaliças possuem uma cera protetora natural, e o manuseio desnecessário pode eliminar essa proteção, abrindo caminho pra micro-organismos entrarem nos alimentos.

 

3ª regra: prevenir o manuseio

Essa regra tem tudo a ver com exposição dos alimentos, e o melhor jeito de explicar é com um exemplo: se numa gôndola você tem tomates separados por cor e tamanho, o consumidor não precisa ficar revirando cada tomate em busca dos ideais. Você facilita a escolha do cliente e reduz as chances do alimento estragar mais rápido.

 

4a regra: evitar ferimentos

Frutas e legumes machucados também dão passe livre para micro-organismos. O jeito é separar os alimentos machucados para não colocar os saudáveis em risco!

 

5ª regra: controlar a umidade do ar

Essa regra serve tanto para o armazenamento quanto para a exposição, já que desde a colheita os alimentos vão perdendo água, fazendo-os murchar. O controle de umidade ajuda a retardar esse processo.

 

6ª regra: muito úmido também não pode!

Tudo em excesso acaba sendo ruim, e com a umidade do ar não é diferente! Apesar de necessária para conservar o produto, conforme dito acima, umidade demais pode criar o ambiente ideal para o surgimento de micro-organismos. E aí, já sabe né? Menos produtos bons nas gôndolas.

 

Essas são algumas práticas boas de manuseio para conservar a qualidade dos produtos. Gostou? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo hortifrúti!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.