Dicas para escolher melancia

Volta e meia a gente fica com dúvidas de como escolher certos produtos no mercado. Aquele sabão em pó é bom? E aquele biscoito? Geralmente damos uma boa lida no rótulo para saber o que é que tem em cada opção. Mas quando falamos de produtos como frutas e legumes, a coisa fica um pouquinho mais complicada. Pensando nisso, vamos ajudar você a saber como escolher esses alimentos, começando por uma fruta mais que querida dos brasileiros: a melancia!

Além de ser uma ótima fonte de água, a melancia possui minerais que ajudam a controlar a pressão arterial, além de combater a disfunção erétil em homens. Muitos benefícios, não? Mas escolher a melancia ideal não é tão fácil quanto parece: a casca dela é espessa demais para darmos aquela apertadinha e verificar a maturidade pela maciez. O jeito é fazer o seguinte:

 

Formato

Quanto mais simétrica e uniforme for o fruto, maior a certeza de que ele recebeu a quantidade de luz correta por todos os lados. Evite as que possuem bolhas ou caroços!

 

Peso

O peso deve ser proporcional ao tamanho da melancia. Uma muito grande e leve significa que não possuí a quantidade correta de água – procure outra!

 

Manchas

Toda melancia boa tem uma macha na sua parte inferior, que corresponde àquela que estava em contato com o solo. Se não tiver mancha, significa que o fruto foi colhido cedo demais.

 

Coloração

Melancias boas tem uma coloração verde escura e fosca. As brilhantes, na maior parte dos casos, não estão maduras.

 

Soquinhos

Dar soquinhos na melancia, dizem alguns, também funciona. É um pouco mais difícil de se analisar, já que você tem que perceber o som que ecoa dentro do fruto. O ideal é comparar algumas melancias e escolher aquela que faz um som mais agudo.

 

Independente do método escolhido, o que importa mesmo é saborear essa fruta deliciosa e super saudável! Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e fique atento a dicas como essa!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.