Dicas de sustentabilidade para seu supermercado

Ideias de sustentabilidade para mercados e supermercados podem ser benéficas por motivos que vão desde a economia de recursos até o ganho de confiança do consumidor – cada vez mais preocupado com questões que envolvem o coletivo e como as empresas agem em pro dessa preocupação. No entanto, muitos empreendedores acabam não empregando técnicas sustentáveis em seus negócios por não saber exatamente o que ou como fazê-las.
Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a aplicar a sustentabilidade no dia a dia de sua loja, aplicáveis tanto para grandes supermercados quanto para mercados menores:

 

Uso de energia elétrica

Apesar da principal fonte de energia brasileira ser de usinas hidroelétricas (que, das tradicionais, causa o menor impacto ambiental a longo prazo), o uso consciente da eletricidade ajuda tanto na economia dos recursos financeiros das lojas quanto na menor necessidade de se construírem novas fontes de energia. Algumas ideias para reduzir o uso de eletricidade são:

– Troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
– Utilização da luz solar natural para iluminar o ambiente interno (com telhas translúcidas);
– Desligamento de equipamentos que não estejam sendo usados;
– Usar tintas com cores claras nas paredes internas.

 

Embalagem

Sacolas plásticas são um dos grandes problemas ambientais das grandes cidades, e não apenas por seu longo tempo de decomposição na natureza, mas também por serem conhecidas por causar problemas como entupimento de bueiros e, consequentemente, promovendo enchentes. Pense na aplicabilidade dessas alternativas:

– Incentive o uso das chamadas ecobags, aquelas sacolas de pano que podem carregar até mais peso que as sacolas plásticas;
– Disponibilize as caixas de papelão dos fornecedores que iriam ser descartadas para os consumidores carregarem suas compras;
– Permita os carrinhos de feira em seu mercado (existem alguns modelos mais modernos com divisórias e termicamente isolados).

 

Descarte do lixo

Por mais que se criem estratégias para evitar o desperdício de produtos, sempre haverá alguma sobra que deverá ser descartada. Pensar em como fazer esse descarte pode fazê-lo não apenas economizar com sacolas de lixo quanto estender esse serviço para o consumidor. Veja alguns exemplos:

– Fechar parcerias com ONGs que realizam a compostagem;
– Separar o lixo reciclável do orgânico para o melhor descarte;
– Estender esse serviço aos consumidores, disponibilizando tambores ou contêineres para que seus clientes possam descartar o próprio lixo.

 

 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.