5 alimentos para proteger a pele do Sol

Com o Sol forte da primavera e do verão, os cuidados com a saúde da pele devem ser cada vez mais constantes. Existem inúmeros produtos como cremes protetores de raios UVA e UVB, sprays e objetos como bonés e guarda-sóis. Além disso, a alimentação é um fator que também pode auxiliar na proteção contra os raios solares e radiação externa.

Para que você consiga essa proteção através da alimentação, é importante ter em mente a necessidade de consumir as seguintes substâncias:

– Gorduras insaturadas

– Ômega 3

– Antioxidantes

– Vitamina E

Confira alguns alimentos que possuem essas substâncias e ajudam a proteger a pele do Sol:

 

Tomates

Além de extremamente refrescante quando adicionado à saladas e outros pratos, o tomate contém o antioxidante licopeno em sua composição. Essa substância é um dos principais antioxidantes que geram proteção solar natural – e não é encontrada apenas no tomate: outras frutas vermelhas também contém licopeno.

 

Folhagens

Alimentos como rúcula, alface e outros vegetais folhosos são ricos em vitamina E, importante tanto para a proteção quanto para a recuperação de queimaduras, inclusive com substâncias que ajudam a combater o câncer de pele.

 

Amêndoas

Além de ricas em vitamina E, as amêndoas possuem substâncias como a quercetina, um flavonoide (composto químico comum em frutas) reconhecido por aumentar a proteção solar.

 

Batata doce

As batatas doces possuem um antioxidante chamado de betacaroteno, cuja função é muito similar ao licopeno; tanto é que muitos cosméticos criados para proteção da pele utilizam essas substâncias extraídas da batata doce.

 

Romã

Muito consumida no final de ano por causa das tradicionais simpatias da época, a romã ainda traz muitos benefícios para a saúde da pele. Segundo o dermatologista americano Howard Murad, com o consumo de romã, a proteção natural da pele contra o Sol pode aumentar em 25%.

 

O ideal é consumir esses alimentos, mas não deixar de usar as outras possíveis proteções solares disponíveis no mercado, além de evitar os períodos do dia em que a intensidade solar seja maior (entre as 10 e as 17 horas). Com esses cuidados, é só aproveitar o calor da melhor forma possível!

 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.