Supermercado cria academia para alavancar vendas

Num mundo cada vez mais personalizado, um dos grandes desafios de empreendedores atuais é encontrar uma maneira de atrair os consumidores para fazer compras em suas lojas. Para driblar esse problema, um supermercado estadunidense resolveu incentivar o consumo de alimentos benéficos para a saúde através de uma solução inusitada: criou uma academia dentro de suas dependências.

A ideia surgiu a partir de pesquisas de hábitos dos consumidores da região de Hanover Township, próximo a Nova York. Com a concorrência apertada entre os supermercados e as lojas online, a decisão de criar uma academia dentro da loja foi tomada visando atrair um maior número de pessoas para o local. Dentro, outras estratégias de marketing são aplicadas, levando o consumidor a realizar a ação final: comprar os produtos.

Além da academia, o supermercado oferece também outros serviços que valorizam o cliente: aulas de ioga, zumba e, aos finais de semana, um especialista em cosmética. Dessa forma, o público percebe o diferencial da loja e tem mais interesse em comprar os produtos naquele local – as pessoas se sentem especiais; sentem que são queridas e que o supermercado realmente se importa com a qualidade de vida delas.

A solução inusitada gerou um aumento nas vendas e o lucro operacional foi US$ 30 milhões maior que no ano fiscal anterior às medidas tomadas. O que mais chamou a atenção dos empreendedores, no entanto, foi o aumento de fidelização de clientes no supermercado: das 150 pessoas que pagavam para ter acesso aos serviços oferecidos pela loja, todas faziam compras frequentes no local.

É importante frisar que essas soluções não são definitivas para todo e qualquer comércio: é necessário um amplo estudo de hábitos das pessoas que frequentam o local, bem como da região onde está instalada a loja. Uma opção para empreendedores de pequenas e médias empresas, que não dispõem de capital ou espaço para uma estratégia dessas, é fechar parcerias com academias, distribuindo folhetos informativos de hábitos de vida saudável, por exemplo. Escolha as opções que mais se adequam à sua realidade e vá rumo ao sucesso! 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.