Como realizar o cultivo de morangos

capa-morangos-cultivo

Fruta versátil de alta rentabilidade, o cultivo de morangos exige alguns cuidados essenciais na hora do plantio para garantir sua qualidade. Confira:

Uma das frutas mais queridas, seja por adultos ou crianças, o morango possui aplicações que vão desde doces até remédios. Além disso, seu alto valor no mercado pode significar lucros potenciais para os agricultores que decidirem pelo plantio da fruta. Mas, para que você possa tirar o máximo de proveito de suas safras de morango, confira algumas dicas para realizar o cultivo da fruta!

Local para o plantio

O morango se desenvolve melhor em temperaturas que podem variar de 13ºC a 26ºC. Por isso, as melhores regiões para o plantio da fruta são as regiões Sul e Sudeste, que possuem as posições geográficas e altitudes benéficas para o crescimento do morango. Por ser uma fruta sensível ao tempo, muitos produtores realizam o cultivo em estufas, muitas vezes feita com plástico e estacas de madeira em cada canteiro (canteiros separados por quadrados).

Sementes ou mudas?

Para o cultivo de morangos, pode-se investir no plantio de sementes (mais baratas, porém com maior cuidado e manutenção na época de germinação) ou com mudas (mais caras, porém mais resistentes). Considere o valor e tempo que você tem para investir e faça a escolha mais adequada!

Preparação do solo

Antes de realizar a inserção de mudas ou sementes, você deve preparar o solo para o plantio de morangos. A fruta se desenvolve melhor em terrenos que não contenham restos/sobras de outros plantios, por isso, caso o lugar onde pretende realizar o cultivo tenha tido alguma outra safra de outro alimento, o recomendado é arar o solo antes do plantio. Utiliza-se, também para a preparação do solo, calcário para reduzir a acidez do morango, além de pesticidas com 15 a 30 dias de antecedência do plantio.

Semeadura de morangos

Faça buracos (covas) com pelo menos 40 cm de diâmetro e 25 cm de altura para a semeadura (tanto de mudas quanto sementes). O plantio ideal ocorre entre os meses de abril e maio, que propiciam as melhores temperaturas para o desenvolvimento da fruta. É ideal que a planta seja coberta por um plástico preto pelos 20 primeiros dias de plantio, e manuseadas com cuidado devido à fragilidade do fruto.

Nem muita, nem pouca água

O morango é sensível também à água: não se pode colocar muita água, mas também não pode falta. O ideal é irrigar a plantação por 2 vezes por semana, o suficiente para deixar o solo úmido.

Colheita cuidadosa

Como já dissemos, o morango é uma fruta sensível. De 3 a 5 meses depois do plantio, dá-se a safra do morango. É preciso separar os morangos através de cortes no caule, com um manuseio cuidadoso para não apertar demais os morangos e prejudicar a polpa.

Com informações de novonegocio.com.br

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.