O que a tendência gourmet significa para suas vendas

Em um estudo recente realizado pela Mintel (multinacional especializada em inteligência de mercado), alguns pontos relacionados ao comportamento do consumidor foram revelados. Entre eles, a valorização da experiência gastronômica, uma preferência maior por ficar em casa, criando as próprias refeições gourmet para familiares e amigos e o aumento na prática de atividades físicas – cerca de 23% dos entrevistados vão frequentemente à academia, por exemplo.
Para saber o que isso pode significar nas vendas de seu supermercado ou mercado, nós explicamos a seguir:

A vida saudável

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, e relacionam isso diretamente com o que consomem no dia a dia. Por esse motivo, as refeições gourmet caíram no gosto das pessoas: são artesanais e com menos condimentos presentes nos alimentos de restaurantes comuns. Proporcionar ingredientes exóticos e de qualidade para seus clientes pode fazer a diferença quando eles resolverem comprar os alimentos.

A recessão econômica

Muitas pessoas estão preferindo produzir seus próprios pratos em casa por conta da recessão econômica na qual o país se encontra – que acaba por encarecer as refeições em lugares especializados. Em mercados e supermercados, no entanto, as pessoas podem comprar os alimentos para seus pratos gourmet com maior custo-benefício.

Cozinhar se tornou um evento

Ao mesmo tempo em que gera economia e saúde para as pessoas, a cozinha gourmet caseira se transformou em uma espécie de evento especial: parecido com o tradicional churrasco, porém com uma atenção toda especial para a procura de ingredientes exóticos e sabores diferenciados. O supermercado que souber oferecer esses produtos e divulga-los estará um passo a frente dos seus concorrentes.

Dados como os que essa pesquisa mostrou podem ser norteadores para estratégias de vendas de sucesso, já que focam em novos tipos de demanda dos consumidores. Acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro de dicas como essa!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.