O que o consumidor entende sobre as suas ofertas

Diariamente, todos nós (consumidores) somos impactados com promoções e ofertas diversas. Essa exposição diária acaba por criar um senso crítico e uma maneira única de percepção. Em outras palavras, aprendemos a filtrar o que vemos e criar formas próprias de compreensão sobre as informações que recebemos. Como as ofertas podem ser guiadas de maneira estratégica para o seu consumidor?

 

O que mais chama atenção?

Um estudo feito pela Bain & Company com mais de 2.200 clientes de varejistas nos EUA mostrou que, primeiramente, o consumidor se apega à lembrança de marcas e produtos famosos e, só depois, ao preço ou oferta.

Essa impressão sobre a marca é anterior à oferta e por isso, pode não ser útil uma empresa conhecida por ter produtos com custo elevado fazer uma oferta. A sensação das pessoas ainda será de que os produtos são caros. Ou seja, é preciso não apenas ter ofertas financeiramente agradáveis mas ter estratégias para que elas sejam sentidas corretamente pelo seu público.

 

A Amazon é uma das empresas que pensa na sua estratégia de ofertas: os livros mais cobiçados do momento são oferecidos a um preço baixo, porém, para equilibrar as contas, outros itens são cobrados a mais. Dessa forma, a sensação de que ao entrar na Amazon você encontrará tudo por um preço atrativo foi consolidada no imaginário dos consumidores, ainda que – caso você procure um item que não é best seller – ele poderá ser mais caro do que o normal.

 

Alguns mercados brasileiros que possuem linha própria de alimento também aproveitam a produção da empresa para criar estratégias de preço. Veja a diferença: não estamos falando em ofertas, mas como você pode valorizar determinados produtos para atender às suas expectativas, estratégia e logística.
Entender o consumidor enquanto pessoa é uma disruptura fundamental para varejistas que desejam se destacar em seu setor. Dessa forma, é possível ser criativo e ir além do senso comum.

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