O comportamento de solteiros e idosos no supermercado

Entender os hábitos e o que atrai cada perfil de consumidor ajuda os varejistas a pensarem em estratégias e formas de apresentação dos produtos que vão de encontro aos interesses de cada um, possibilitando uma experiência agradável no seu estabelecimento. A pesquisa “Hipermercados e Supermercados do Brasil”, realizada pela Shopper Experience, detectou algumas possibilidades de melhorias no espaço.

 

Foram analisados critérios e setores como: estacionamento, facilidade de acesso à loja, banheiros, atendimento, limpeza, mix de produtos, etc. Na visão geral da pesquisa, o fator humano (que envolve atendimento e recepção) precisa ser melhorado, ainda que o mercado pareça um lugar de ações rotineiras, cria-se uma expectativa de bom atendimento.

 

Os idosos, que costumam ir no mercado pela manhã, aproveitam o local para tomar café com os amigos, ler jornal ou conversar. Já os solteiros vão a noite, após o trabalho. Para esses, o carrinho da pessoa ao lado também indica estado civil: quantidade de produtos que compram, se há cápsulas de café, dentre outros, são sinais observados para os solteiros que analisam os outros enquanto estão no mercado.

 

Há semelhanças entre idosos e solteiros no supermercado: conhecem os funcionários pelo nome, costumam levar sacolas retornáveis e vão diversas vezes por semana.

 

A pesquisa conclui que os idosos buscam um cuidado maior por parte dos funcionários durante o período de compras, facilitando coisas simples que com uma idade avançada se tornam mais complicadas (por exemplo, pegar algo em uma prateleira alta). Já os solteiros, estão dispostos a experimentar coisas no mercado, como é o caso das degustações, PDV feito de maneira estratégica, dentre outras ideias que você pode ter para promover um produto.

 

Tanto idosos quanto solteiros são parcelas da população interessantes para você buscar formas de fidelizar junto ao seu mercado, pois uma vez bem atendidos e com todas as necessidades sanadas, as chances de retornarem sempre (e com frequência) são bem maiores.

Fonte: http://www.varejista.com.br/noticias/12800/idosos-vao-ao-supermercado-de-manha-solteiros-no-inicio-da-noite

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.