O que os consumidores pensam sobre mercados

Você já enfrentou problemas em supermercados? Encontrou alguma coisa ou situação que não te agradou? Pois saiba que você pode não ser o único. Em recente pesquisa realizada pela Shopper Experience, foram obtidos dados que podem ajudar empreendedores de mercados e supermercados a melhorar a experiência de compra dos consumidores em suas lojas.

A metodologia da pesquisa foi simples: pessoas foram selecionadas para serem “clientes secretos”, com a função de realizar compras nas lojas selecionadas e avaliar a experiência que tiveram. Os tópicos avaliados foram a facilidade de acesso às lojas, banheiros, estacionamento, atendimento, limpeza, variedade de produtos, atendimento no caixa e a percepção geral da experiência.

Veja alguns números coletados com os consumidores responsáveis pelas avaliações:

 

Balcão de atendimento

83% das pessoas avaliaram positivamente o tempo de espera para ser atendido no balcão, porém a experiência quando perguntaram não foi tão boa: entre as principais reclamações, estão falta de cordialidade, sorriso no rosto, conhecimento dos produtos e identificação do funcionário.

 

Caixas

Na hora de pagar, os consumidores reclamaram do pouco conhecimento sobre valores dos produtos, de ofertas para recarga de celular, falta de auxílio para empacotar e agradecimento ao final da compra. A pesquisa ainda revela que a hora do caixa é um dos momentos mais estressantes de toda a experiência de compra.

 

Sinalização

Para 21% dos “clientes secretos”, faltam placas de sinalização eficientes que diminuam os problemas para acessar os super e hipermercados, principalmente para aqueles que ficam à beira de rodovias.

 

Variedade de produtos

Considerando todos os produtos que os mercados oferecem, 89% das pessoas consideraram como boa a variedade dos produtos, com a ressalva de que quesitos como organização e aproveitamento de espaço possam contribuir para uma melhor experiência.

 

Carrinhos

33% dos “clientes secretos” consideraram que a disponibilização de carrinhos de compras na área do estacionamento prejudica a experiência, já que muitas vezes podem bloquear vagas de carros.

Fonte: Portal NoVarejo

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