Como os supermercados podem se organizar diante o Coronavírus

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, tem causado muita comoção ao redor do mundo. A doença, cuja transmissão se dá de forma bastante rápida e fácil, tem sido responsável pela desestabilização de muitos setores comerciais no mundo inteiro.

O isolamento social é a medida que tem se mostrado mais eficaz no combate à disseminação do vírus, sendo acionada por praticamente todos os países acometidos pela doença. No Brasil, diversos estados aderiram ao estado de quarentena, impondo o isolamento social à sua população.

Durante o período de quarentena, o funcionamento é permitido apenas a hospitais e outros serviços essenciais, como: clínicas médicas e odontológicas, farmácias, supermercados, hipermercados, postos de combustível e clínicas veterinárias.

Diante da situação, confira algumas medidas que podem te auxiliar na organização do seu supermercado e ajudar na prevenção e combate ao coronavírus.

Cuidados com os grupos de risco

Pessoas com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidos são os mais afetados pelas complicações da Covid-19. Pensando em proteger essas pessoas, alguns supermercados têm adotado horários específicos (geralmente a primeira hora de funcionamento do dia) para que pessoas pertencentes aos grupos de risco possam realizar suas compras.

Pontos de Higienização

A instalação de pontos com dispensers de álcool em gel em diversos pontos dos supermercados podem ajudar, e muito, nesse momento. A correta higienização das mãos é uma medida essencial para a prevenção da doença.

Proteja seus colaboradores

Garantir a segurança de seus colaboradores é essencial. Além de dispensar os colabores pertencentes aos grupos de risco, demais medidas podem ser tomadas para que estes se mantenham em segurança. Forneça álcool em gel para a higienização frequente das mãos dos funcionários, principalmente dos caixas. Alguns supermercados adotaram a instalação de barreiras de acrílico entre os clientes e os caixas, impedindo seu contato direto.

Limite de itens

Garanta que cada cliente possa encontrar seus produtos essenciais. Nesse período, é muito comum que pessoas, devido ao desespero da situação, corram aos supermercados na busca de estocar alimentos e demais produtos considerados essenciais. Implantar um limite na quantidade de cada item previne as situação de prateleiras vazias causadas pela alta demanda, em decorrência do estoque massivo de produtos.

O cuidado consigo mesmo e ao próximo é essencial para que possamos superar essa adversidade. Faça a correta higienização das mãos, evite sair de casa em casos não essenciais e proteja os mais fragilizados.

Dois Cunhados