Como organizar o meu PDV para o Carnaval?

Como organizar o meu PDV para o Carnaval?

Datas sazonais são importantíssimas para alavancar vendas, mas antes disso é preciso bolar uma boa estratégia para conquistar o consumidor. Para o Carnaval, muitos pontos de vendas (PDVs) concentram seus esforços em dois segmentos que já estão impregnados na cultura brasileira: o setor de alimentos e artigos para churrasco, e claro, o de cervejas. Mas, será que é possível utilizar da data para promover outros tipos de produtos? A resposta é: sim, mas para isso é necessário organizar bem o seu PDV. Veja algumas ideias:

Organização criativa dos produtos
Cada consumidor faz uma jornada diferente dentro do seu PDV. Facilitar a localização de certos itens para o público pretendido é essencial, mas é possível ainda brincar com essa experiência para as pessoas: colocar produtos como água ou até mesmo frutas ricas em hidratação (melancia, maçã, frutas silvestres etc) próximas às bebidas alcoólicas, por exemplo, remete à importância de se manter hidratado durante o calor do Carnaval, sem deixar de lado a diversão que as pessoas esperam da festa.
Outra opção é disponibilizar aperitivos que combinam com outros produtos. Há uma enorme variedade de amendoins, por exemplo, que podem ser atrativos aos consumidores que habitualmente compram cervejas. Outras opções são as bandejas de frios, azeitonas, e até produtos para que a pessoa possa cozinhar os próprios aperitivos.

Aproveite a comunicação
Para os consumidores, ofertas são sempre bem vindas. Mas, de acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Ibope, a preocupação com a saúde e a gourmetização promovida por reality shows têm mudado o hábito das pessoas. Por isso, uma comunicação que seja informativa e interativa (receitas, uso de programas de fidelidade, uso de redes sociais) pode engajar os consumidores com produtos diferentes, mesmo no Carnaval. Dicas para gelar a cerveja mais rapidamente ou alimentos para “curar a ressaca” são apenas alguns exemplos de informativos que podem agregar valor às vendas.

A busca pela qualidade está ainda maior
Ainda de acordo com a pesquisa do Ibope, a preocupação com a saúde se reflete diretamente numa busca por produtos com mais qualidade. Logo, os consumidores tendem a verificar com maior frequência as datas de validade dos produtos e o estado dos alimentos. Por esse motivo, ter fornecedores que sejam responsáveis e preocupados com a qualidade dos produtos é essencial.

Dados de 2018
Em 2018, as vendas em fevereiro foram 1,83% superiores às do ano anterior (2017). O grande destaque ficou com o interior do estado de São Paulo, que obteve um crescimento de 2% – a região é muito conhecida pela quantidade e variedade de blocos de rua. Para um mês reconhecido pelos baixos índices (muitas contas obrigatórias que as pessoas têm que pagar no começo do ano), foi um resultado considerado bom para os especialistas.
Ainda não há projeções para as vendas de 2019, mas com o índice de confiança dos investidores vem aumentando devido às escolhas econômicas, então há uma expectativa de bons resultados, mesmo para uma época mais difícil do que em outras datas sazonais.

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