Como atrair o consumidor de frutas e legumes

Ter um uma seção de frutas e legumes no mercado pode parecer, a princípio, algo simples e usual, visto que esses alimentos fazem parte da dieta básica de muitos brasileiros. No entanto, para atrair o consumidor desses produtos e, consequentemente, outros ao redor, algumas práticas podem ser mais eficazes que outras.

Apesar de fazer parte da dieta básica, muitas pessoas vão à seção de hortifrúti e compram apenas o necessário para algo que elas queiram fazer pontualmente. Se a pessoa vai fazer um bolo de banana, ela compra banana e ignora outras frutas.

Mas por que isso acontece com produtos naturais e não com chocolates, por exemplo? A resposta para isso pode ir além da preferencia por produtos industrializados. Veja onde pode estar o erro:

 

Como você organiza os alimentos?

Pode parecer besteira, mas uma organização que leve em conta o tipo de produto e sua cor já pode fazer diferença. Nosso olhar procura por coisas coloridas, distintas, e quando você coloca, lado a lado, produtos da mesma cor, a chance de não atrair o olhar do consumidor é grande. A variação de cor evidencia cada produto, portanto o ideal é organizar os produtos de forma que chamem a atenção das pessoas.

 

Como você armazena os alimentos?

Seu estoque é refrigerado para os alimentos que precisam desse recurso? Você coloca em prática os cuidados de manuseio necessários para manter a conservação dos produtos? Se as respostas para as perguntas anteriores for “não”, é bom rever alguns métodos! Esses fatores influenciam nas características dos alimentos, como cor, textura e até cheiro. E se essas características não estiverem boas, o consumidor vai fugir desses alimentos.

 

Os preços estão bem visíveis?

Ah, o preço. Esse é um fator que faz diferença na venda de qualquer produto. No entanto, quantas vezes você já não gastou a mais com alguma coisa por conhecer a qualidade? O importante, nesses casos, é ter o preço visível e bem colocado. Muitas vezes, com a movimentação de produtos, pode haver uma mistura nas etiquetas das gôndolas: fique sempre atento para alterá-los quando necessário!

 

Existe um marketing exclusivo para esses produtos?

Sabemos que produtos industrializados como refrigerantes e biscoitos possuem publicidade própria, desvinculada do mercado. Mas, para atrair os consumidores, o marketing pode funcionar como ferramenta essencial para alavancar as vendas: coloque testeiras nas gôndolas com informações sobre os produtos ou sobre suas origens. Quando o consumidor se sente informado, ele também se sente bem tratado e mais suscetível à comprar o produto.

 

Você conhece bem as práticas do seu fornecedor?

Você pode garantir todos os pontos anteriores mas, se o seu fornecedor não tiver os mesmos cuidados com o acompanhamento da colheita, armazenamento e transporte, são grandes as chances de que a raiz do problema esteja nesse quesito. Saber em detalhes como funciona a empresa que te entrega os alimentos pode ser essencial para o sucesso nas vendas.

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