Ano novo, novos desafios. Em 2017, como já dissemos anteriormente em outro post, é um ano em que a economia começará a dar sinais de recuperação mas, mesmo assim, é imprescindível bolar estratégias para atrair consumidores tanto em supermercados quanto em pequenos e médios mercados.
Pensando nisso, separamos algumas sugestões que você pode fazer em seu negócio para atrair os consumidores:
Varejo híbrido
Muito comum em países europeus e em grandes centros urbanos como São Paulo, o varejo híbrido é aquele onde, em um mesmo local, são ofertados diferentes produtos para um mesmo público alvo. Um exemplo são cafés que oferecem, além dos produtos de alimentação, roupas e discos para os frequentadores do espaço. Para supermercados e mercados, é possível fazer isso apenas reorganizando os corredores, pensando no tipo de público onde cada um encontrará o que procura (por exemplo, um corredor de produtos light ou roupas e acessórios para academia perto do setor de hortifrúti).
Uso da tecnologia
Os consumidores estão conectados à vários tipos de redes. Saber como ofertar os produtos, mostrar o diferencial dos mesmos através desses meios pode chamar a atenção do seu público e, consequentemente, levá-los às compras.
Preocupação com as pessoas
As pessoas se importam em como são tratadas nos estabelecimentos que vão. É importantíssimo ter uma equipe preparada para atender os consumidores da melhor forma possível, sanando suas dúvidas e tratando-os como realmente são: seres humanos com sonhos e problemas.
Eventos para o seu público
Organizar, por exemplo, uma vez por mês um evento pode ser interessante para atrair o seu público. Assim como alguns supermercados patrocinam corridas, mercados menores podem fechar parcerias com academias ou personal trainers e realizar eventos para a prática de exercícios em suas dependências (aulas de yoga, zumba, etc). Isso, somado à uma mesa de degustação de produtos, pode fazer a consideração dos seus consumidores aumentar.
Parcerias de qualidade
Supermercados e mercados precisam encontrar fornecedores de qualidade, que entreguem os produtos com toda a qualidade possível e, de preferência, que possam ser parceiros – oferecendo também serviços para ajudar tanto na organização quanto para possíveis eventos. A Dois Cunhados, distribuidora de frutas e legumes, possui um serviço especial junto ao cliente, oferecendo uma ampla gama de opções que podem auxiliar os supermercados.