5 alimentos naturais para combater a ressaca

Nesse verão de dias e noites quentes, e com muita gente ainda aproveitando as férias de janeiro, é normal ir à festinhas, clubes, casas de show e até mesmo fazer um belo churrasco com família e amigos. O problema, na maioria das vezes, vem no dia seguinte: aquela ressaca que faz doer a cabeça e dá vontade de ficar na cama o dia inteiro.

A ressaca é uma resposta do organismo ao consumo excessivo de álcool. O fígado produz as enzimas necessárias para realizar a absorção de álcool, porém ele demora a entender que não deve mais produzir essas enzimas, gerando um acúmulo dessas substâncias no dia seguinte ao consumo das bebidas. Isso desequilibra o organismo, mexendo até com o sistema nervoso (causando a famosa dor de cabeça).

Pensando nisso, separamos alguns alimentos que você pode consumir para combater a tão desagradável ressaca:

 

Laranja

A vitamina C presente na laranja pode ajudar o fígado a processar as enzimas geradas pelo consumo de álcool no dia anterior. Você pode consumir através de suco, ajudando também a repor a água perdida pelo organismo!

 

Banana

Ao diminuir a quantidade de água no sangue, o álcool acaba prejudicando a quantidade de potássio presente no sangue. Sendo assim, é importantíssimo repor o mineral – e a banana é um dos alimentos mais ricos nessa substância.

 

Gengibre

Por ser um alimento antioxidante e anticoagulante, o gengibre ajuda o organismo a se recuperar mais rapidamente dos efeitos da ressaca. Um dos melhores jeitos de consumi-lo é no formato de chá, que você pode inclusive adicionar um pouco de hortelã para reduzir as náuseas.

 

Ovos

Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é facilmente digerido pelo corpo. Além disso, ele possui um aminoácido chamado cisteína, substância que ajuda na metabolização do álcool.

 

Água de coco

Consumir muito álcool reduz a quantidade de glicose, potássio, fósforo e água no sangue. A água de coco ajuda a repor todas essas substâncias, ajudando assim a curar a ressaca mais rapidamente!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.