Você sabia que a alimentação influencia muito nos resultados e no desempenho dos seus treinos? Além de entender as necessidades do seu corpo antes, durante e depois das práticas físicas, também é importante saber qual o melhor horário para fazer as refeições.
Para te ajudar, listamos aqui algumas opções e sugestões de alimentos que podem ser consumidos antes do treino para que ele possa render mais.
Carboidrato nem sempre é o vilão!
O carboidrato é a principal fonte de energia do nosso organismo e por isso, é super indicado o seu consumo antes de qualquer prática física. As proteínas e gorduras também desempenham um papel muito importante para fornecer a energia necessária para o treino e também para recuperar mais rápido os músculos.
O que comer antes do treino?
Tudo depende da janela de tempo entre a refeição e o exercício. Quanto mais próximo for do horário do treino, mais leve deve ser para evitar qualquer desconforto abdominal.
Shakes de proteína: são ótimos para quem não tem muito tempo para fazer as refeições e as versões em pó, são as mais famosas. Basta misturar o pó com água, seguindo as instruções do fabricante e pronto. Existem versões a base de soro de leite e também de proteína vegetal para quem não consome produtos de origem animal. Associada a uma fonte de carboidrato, é uma opção bacana para consumir 30 minutos antes do início da atividade física.
Batata doce: essa é bem famosa! Ela é absorvida mais lentamente por ter uma grande quantidade de fibras e por isso, promove a saciedade por mais tempo e também é uma boa fonte de energia.
Iogurte: quando combinado com frutas ou algumas castanhas, é um pré-treino bem prático e leve. Ele possui cálcio, que é responsável por fortalecer os ossos, ajudar na contração muscular e controle da pressão arterial.
Ovos: também é muito conhecido pelos praticantes de atividades físicas. Por ser rica em proteínas e minerais, ele vai auxiliar na recuperação dos músculos e na saciedade. A dica aqui é não preparar ele frito. Prefira consumir ele cozido, como omelete ou ovos cozidos.
Viu só como não tem mistério nenhum? Consumindo os alimentos corretos, você vai ter um rendimento maior da sua prática física e melhores resultados. E se você ficou ainda com alguma dúvida, vale sempre consultar um nutricionista para te ajudar a criar um cardápio personalizado.