A culinária vegana apesar de ser restrita, por excluir produtos de origem animal do cardápio, oferece diversas possibilidades de preparo com frutas e legumes.
Neste texto, iremos dar algumas dicas de preparo para o café da manhã, almoço, jantar e lanches que podem ser consumidos durante todo o dia ou quando bater aquela fome. Vamos lá?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que mudar a sua alimentação não é uma tarefa fácil, nem rápida. O processo de transição varia de pessoa para pessoa. O ideal é ir diminuindo o consumo de carne e de outros produtos de origem animal aos poucos e adaptando as suas receitas favoritas com ingredientes que entregam resultados semelhantes.
A primeira refeição do dia pede algo mais leve, mas que ao mesmo tempo traga saciedade. A nossa dica é consumir algum tipo de fruta da estação e como acompanhamento, você pode introduzir a tapioca, o pão integral, o muffin ou a granola.
O tofu também é uma ótima opção. Ele pode ser servido na forma de patê, mexido, imitando os ovos; e também misturado com outros ingredientes para preparar bolinhos assados deliciosos.
Comida vegana não é só salada! É possível preparar diversos pratos com os legumes. A dupla mais famosa do Brasil, o arroz e feijão, pode ser uma boa opção para o almoço.
E que tal um strogonoff na versão vegana? Dá pra substituir o frango ou a carne por proteína de soja, carne vegetal, cogumelos, palmito e grão de bico. Uma dica aqui é caprichar nos temperos para que tudo fique bem saboroso!
A lentilha também é um alimento coringa na alimentação. Dá pra preparar ela de diversas formas e com isso, fica mais fácil de variar o cardápio.
Para o jantar, você pode optar por algo mais leve, como um lanche com legumes grelhados e hommus, que é a pasta de grão de bico), pode preparar também uma torta de legumes que também é ótima para ser consumida como lanche entre as refeições.
E que tal uma sopa? Elas também podem ser preparadas e até congeladas para serem consumidas depois.
E como lanche, você pode optar por consumir uma porção de frutas, pão com geleia ou outras pastas vegetais e granola também.
O mais legal é pode descobrir novos sabores e novas formas de preparo dos ingredientes para poder variar o cardápio.