Para aumentar as vendas de produtos de hortifrúti, além de ter a garantia de que fornecedores e distribuidores entreguem os produtos com todo o cuidado e higiene que necessitam, é possível aplicar estratégias de marketing dentro da loja e atrair ainda mais os consumidores.
O consumo de alimentos naturais já é uma tendência crescente, mas muitos consumidores podem preferir outros produtos caso haja falta de informações. Por isso, separamos alguns exemplos de estratégias de marketing que deram resultados a partir de pesquisas e que podem ser facilmente aplicadas para os seus clientes:
Disponibilização de informação
Segundo um estudo da professora de psicologia social Esther Papies, as pessoas tendem a consumir mais produtos de hortifrúti quando recebem informações sobre seus benefícios. Para chegar a tal conclusão, ela fez a seguinte experiência: distribuiu panfletos informativos com receitas benéficas para a saúde dentro de lojas, fazendo o consumo de alimentos não saudáveis reduzir em 74%. A partir desse estudo, outro pesquisador chamado Brian Wansink constatou que o aumento de consumo de produtos saudáveis aumentou em 24%.
Degustação de alimentos
Outra saída para conquistar os consumidores é a disponibilização de um stand que possibilite às pessoas experimentar alguns alimentos antes de compra-los. Você pode, por exemplo, colocar um stand de degustação de melancias em dias de calor (a melancia costuma ser muito agradável em dias quentes), ou em dias frios colocar um stand com frutas de inverno. Aproveite toda a criatividade do marketing para fazer as adaptações!
Aposte no diferencial
Você pode criar dias específicos para criação de promoções. Quer um exemplo? Você pode inventar o dia da semana do atleta, onde alimentos ricos em potássio (como banana e batata) estejam com maior destaque. Além do caráter lúdico, esse tipo de interação com a vida das pessoas gera maior confiabilidade quanto à qualidade dos produtos – afinal de contas, você mostra que sabe realmente o que está vendendo.
Incentivando as crianças a se alimentarem bem
Algumas distribuidoras possuem linhas de produtos específicos para crianças. A Dois Cunhados, por exemplo, possui maçãs embaladas com os personagens da Liga da Justiça e uvas com os personagens do desenho animado Scooby-Doo. Com a interação direta com símbolos que estão na mente dos pequenos, a chance de que eles se interessem por esses alimentos é muito maior!
Agora é com você! Use e abuse de sua criatividade como profissional para criar estratégias de marketing que possam ser efetivas para o aumento de suas vendas, mas lembre-se sempre: é importante manter o respeito com o consumidor, sem ser abusivo ou fazendo falsas promoções e ações. O consumidor de alimentos saudáveis é exigente, mas com uma estratégia bem organizada, você pode conseguir alcança-lo!