Mais saúde com pratos coloridos

Você já deve ter ouvido a expressão de que a gente come primeiro com os olhos, não é mesmo? E não temos dúvidas que um prato cheio de cor, dá mais vontade de comer. Além de chamar mais a atenção, um prato colorido também é uma maneira de manter uma alimentação saudável.  

Além disso, as cores acabam significando que a alimentação está equilibrada, com várias vitaminas e nutrientes sendo consumidos. Se a gente consome uma alimentação com apenas uma cor, isso quer dizer que acabamos consumindo sempre os mesmos nutrientes e o nosso organismo acabam sentindo os efeitos da falta dos outros na forma de falta de atenção, sonolência, raciocínio mais lento, entre outros sintomas.  

Para garantir a ingestão de todos os nutrientes durante o dia, algumas dicas podem ser seguidas.  

Cores 

Tente montar um prato com cerca de 5 cores diferentes, como por exemplo:  

  • Vermelho: tomate, pimentão, melancia e morango 
  • Verde: brócolis, couve, abobrinha, abacate 
  • Roxo: beterraba, repolho e beringela 
  • Amarelo: milho, pimentão amarelo, abacaxi 
  • Branco: arroz, couve-flor, leite e alho 
  • Marrom: carnes, pães, feijão e grão-de-bico 
  • Laranja:  cenoura, abóbora e laranja 

Dividindo o prato 

Segundo especialistas, recomendam dividir o prato com proporções diferentes. Recomenda-se que metade do prato seja de vegetais crus ou cozidos. ¼ do prato deve ser preenchida com proteína animal, ¼ de proteína vegetal, como feijão, soja, lentilha e grão de bico e a outra metade de carboidratos como o arroz.  

É importante criar também um cronograma e fazer as refeições a cada 3 horas e praticar atividades físicas regularmente. E nunca esquecer também de manter seu organismo sempre hidratado.  

Outro ponto é evitar de fazer dietas muito restritivas e exageradas, pois é um plano que não é possível de ser seguido por muito tempo. Procure sempre a ajuda de um profissional que irá poder te aconselhar e criar um cardápio personalizado de acordo com as suas necessidades! 

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.