Já sabemos que a água é recurso vital para a sobrevivência do corpo humano. Da mesma forma, é importante também lembrar que ela é parte fundamental para a produção de todos os alimentos: 70% de toda a água doce do planeta é utilizada para a irrigação agrícola – apenas 1% vai para o abastecimento doméstico.
O conhecimento científico gerado nas últimas décadas comprova ser possível utilizar água na agricultura com racionalidade e sem desperdício, mesmo em regiões prejudicadas pela crise hídrica.
Além disso, o manejo adequado da água permite melhorar significativamente os resultados da produção, o que significa garantir solos preservados e alimentos disponíveis mesmo em regiões com falta de chuva e pouca disponibilidade de água.
Atualmente, existem infraestruturas e tecnologias que objetivam reduzir o desperdício de água. Conheça algumas das principais técnicas:
Reservação: consiste em construir reservatórios para armazenar água e utilizá-la para irrigação em períodos de estiagem ou em áreas de solo contaminado.
Uso da cobertura morta (resíduos de cultivo): pode ajudar na conservação de água no solo, reduzindo a evaporação e aumentando o tempo de solo hidratado.
Irrigação por gotejamento: A técnica que utiliza gotejamento ao invés de irrigação com fluxo constante pode economizar até 50% da água e ter os mesmos resultados na lavoura!
Irrigação responsável: Quem precisa de irrigação deve estar atento a tecnologias econômicas que melhorem o uso da água com o mesmo resultado.
Fonte: Embrapa