Ah, o verão! Com as temperaturas mais elevadas, o cardápio acaba sofrendo algumas alterações. Acabamos dando preferência para pratos mais leves, frutas, sucos e chás gelados.
Mas é preciso atenção. Com o aumento do calor, a proliferação de microorganismos é maior, o que pode acabar estragando os alimentos com mais rapidez. Por isso, neste post, iremos dar algumas dicas de como conservar por mais tempo os alimentos aí na sua casa.
Antes de guardar as suas compras na geladeira, faça a limpeza dela também! Dessa maneira, você vai evitar a proliferação de bactérias que podem estar dentro do seu eletrodoméstico. E para fazer a limpeza, não tem segredo: você pode usar um pano úmido com detergente neutro e vinagre de álcool, e o ideal é fazer uma vez por mês.
Dê preferência aos potes organizadores de vidro para poder armazenar os alimentos. Eles são um pouco mais caros que os de plástico, mas, em compensação, duram por mais tempo e não correm o risco de contaminar um alimento com o outro. Além disso, é preciso ficar atento aos potes de plástico, pois alguns possuem substâncias tóxicas para o ser humano.
É muito importante fazer uma separação dos alimentos dentro da geladeira, garantindo assim que cada um tenha o seu próprio espaço. Sempre guarde os alimentos separados em sacos de silicone, sacos plásticos ou potes. Isso vai impedir que um alimento tenha contato direto com o outro.
Vale também utilizar papel manteiga, plástico filme ou papel alumínio para poder proteger e separar os alimentos.
E se a sua geladeira tiver o controle de temperatura, no verão é hora de usar com inteligência! Com o clima mais quente, a geladeira acaba não dando conta de refrigerar os alimentos com a mesma eficiência. Por isso, é importante verificar sempre a temperatura interna do eletrodoméstico.
Sempre que for fazer compras de carnes, elas devem ser acondicionadas diretamente na geladeira. Para evitar qualquer tipo de contaminação, prepare toda a carne depois que ela for aberta.
Depois de limpos, todos os alimentos devem ser acondicionados em potes ou sacos plásticos na gaveta própria para eles na geladeira. Uma dica é já guardar eles picados, para facilitar o preparo.
Você pode também congelar os legumes depois de ter feito o branqueamento, que nada mais é do que deixar os legumes por alguns minutos em água quente. Congelados, eles durarão por muito mais tempo.
O ideal é que você realize as suas compras com ingredientes que você vai usar apenas naquela semana. Ou então, se for comprar em grande quantidade, você pode fazer a separação, limpeza e depois o congelamento. O freezer nessas horas é o nosso melhor amigo!
E se você quer ainda mais comodidade, você pode fazer as suas compras de legumes, frutas e fruta secas no nosso e-commerce. É só acessar o nosso site.