Alimentos e combinações para dar uma energia extra na prática do futebol

O futebol é um dos esportes mais praticados do mundo e por ser uma prática de alto rendimento, tem um alto gasto calórico. Por isso, é de extrema importância manter uma alimentação equilibrada para que você possa absorver melhor os nutrientes e ter um melhor rendimento. Vamos conhecer os principais nutrientes?  

Carboidratos  

O carboidrato é o principal combustível para equilibrar o cérebro e sistema nervoso central. Ele é indicado que seja consumido antes e depois dos treinos e dos jogos. Quando consumido junto com alimentos ricos em proteínas, eles ajudam a recuperar mais rapidamente a energia e o ganho de tecido muscular.  

O carboidrato está presente nos pães, massas, arroz, frutas, mandioca, etc.   

Hidratação 

Um outro item fundamental para os jogadores, é a hidratação. Durante as partidas, é comum que você perca uma grande quantidade de líquidos pelo suor. Então para não correr o risco de ficar desidratado, procure beber bastante água, energéticos e bebidas isotônicas. 

Vitaminas  

Além disso, as vitaminas não podem ficar de fora! Ter uma alimentação saudável e equilibrada vai fazer com que aumente a sua defesa contra as doenças e melhora na circulação e digestão. 

Proteínas 

As proteínas são responsáveis por reparar o desgaste dos músculos e tecidos, por produzirem anticorpos, enzimas e hormônios que regulam as funções do corpo e também ajudam a combater doenças. As proteínas estão presentes nas carnes, ovos, leite e derivados, feijão e outros grãos. 

Algumas dicas 

Antes do treino, é indicado que você faça as refeições pelo menos 4 horas antes do treino e que ela seja rica em carboidratos.  

De 2 a 1 hora antes de treino, você pode fazer um lanche também rico em carboidrato e proteínas. Ah,e não se esqueça da água!  

Durante o treino, é muito importante realizar a hidratação com água ou bebidas isotônicas.  

O pós-treino também é muito importante. Os carboidratos precisam ser repostos e as energias recuperadas. Minerais e vitaminas também precisam ser consumidos para prevenir lesões. A proteína é muito importante de ser reposta para reestruturar a massa muscular. 

O mais importante é combinar uma alimentação saudável e se possível com o acompanhamento de profissionais para que eles possam criar um plano alimentar que atenda às necessidades do seu organismo.   

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.