A Páscoa convida a um momento de reflexão sobre o renascimento, a esperança e a fé, especialmente por ser um feriado religioso, no qual é celebrada a ressurreição de Cristo, que ocorreu três dias após a sua morte, segundo o Novo Testamento.
Para os que acreditam, esse é um período para celebrar a vida, a família e as tradições que nos unem. Além disso, o Domingo de Páscoa marca o ápice da Semana Santa, um período de reflexão e penitência que culmina na celebração da vitória da vida sobre a morte.
Para os que não professam a mesma fé ou tem outras crenças, pode ser tempo de viajar, aproveitar o feriado, fazer ovos de chocolate ou criar outras tradições para a data. Mas existem diversas curiosidades em torno da Páscoa, e nós separamos cinco neste artigo. Vem com a gente conhecê-las e boa leitura!
A Páscoa, que em 2024 será celebrada no dia 31 de março, é uma festividade carregada de significado e simbolismo, que vai muito além dos deliciosos chocolates e da alegria das crianças. Para os cristãos, representa a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, um momento de triunfo da vida sobre a morte e de esperança renovada.
Mas além do seu significado cristão, que é o mais conhecido, existem outras curiosidades que fazem parte desta data comemorativa celebrada em nosso país. Confira a seguir!
Você sabia que a tradição dos ovos de Páscoa coloridos tem origens pagãs, com associação à fertilidade e à primavera? Sim! Antigamente, na Europa, a crença era de que coelhos depositavam os ovos, e a partir disso, tradição que se popularizou no mundo.
O lírio branco também é um símbolo que marca a Páscoa. Isso porque esta flor representa a ressurreição, mas também carrega outros significados, como:
Isso mesmo! É a partir da Páscoa que as outras datas no calendário são definidas, já que os cristãos começaram a fazer essa celebração no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono – no hemisfério sul.
Aliás, é por isso que logo após a Quarta-feira de Cinzas começa o que é chamado de Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a ressureição de Jesus Cristo, de acordo com o Cristianismo.
Essa celebração é diferente entre os cristãos do ocidente e do oriente devido à diferença entre os calendários juliano e gregoriano. A regra para determinar a data da Páscoa é a mesma para ambos os calendários: primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera.
Como o equinócio da primavera ocorre em datas diferentes nos calendários juliano e gregoriano, a data da Páscoa também pode ser diferente. Em 2024, por exemplo, o ocidente celebra a Páscoa em 31 de março e o oriente em 14 de abril. Já em 2025, a Páscoa será em 20 de abril nos dois calendários.
E aí, gostaram do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e envie para aquela pessoa que vai gostar de saber dessas curiosidades também!