Você sabe quais alimentos que pode dar para seu pet?

Você já deve ter conhecido alguém que costuma dar algum tipo de alimento como petisco, diferente das rações para os pets. Existem alguns tipos de alimentos que podem fazer parte, com cautela, da dieta dos bichinhos. Sabemos que é difícil, mas tente resistir àquela carinha pedindo comida perto da mesa. Vamos conferir alguns tipos de alimentos que você pode e os que você não pode dar para seu companheiro experimentar!  

Ração 

A boa e velha ração ainda é um dos melhores alimentos para dar para seu bichinho. Elas são desenvolvidas por especialistas com nutrientes e vitaminas que vão ajudar a manter a saúde do seu companheiro por muitos e muitos anos! 

Legumes e Vegetais 

É importante dizer que é preciso oferecer com atenção e em pequenas quantidades para seu cãozinho ou gato não passar mal. Além disso, ofereça todos os alimentos cozidos, sem tempero e em pedaços pequenos. Segue abaixo uma lista de legumes que podem ser dados para seu pet:  

  • A abóbora é uma boa opção, pois é uma fonte de betacaroteno, vitamina C e fibras; 
  • Beterraba é um legume indicado para aumentar a imunidade do seu pet por conter vitaminas A, B e C. Porém, é preciso tomar cuidado, pois a beterraba contém muito açúcar; 
  • O brócolis também é uma boa opção por conter potássio, zinco, ferro, entre outros nutrientes; 
  • Quem disse que a batata doce é só amada pelos esportistas? Os cãezinhos também podem consumir e aproveitar as vitaminas e fibras da batata doce; 
  • Muitas pessoas não gostam de chuchu, mas saiba que os caninos adoram esse legume! Além disso, ele é muito indicado para pets que estão em dieta, por aumentar a saciedade e conter muitas vitaminas.  

Frutas 

A maior parte das frutas são liberadas para o consumo dos cachorros. Mas lembre-se de dar sempre em pequenas quantidades e em pedaços pequenos, para não correr o risco deles se engasgarem. Confira a lista de frutas liberadas para o consumo:  

  • Banana: possui potássio e vitamina B6; 
  • Goiaba: é rica em ferro e em vitaminas A, B e C. Essa fruta pode ser dada com casca, o que aumenta a quantidade de fibras ingeridas; 
  • Maçã: é uma fruta que faz muito sucesso entre os caninos. Possui muitas vitaminas e fibras. Pra que ele possa consumir tranquilamente, retire antes a casca, as sementes e o miolo; 
  • Melancia: para os dias mais quentes, a melancia é a fruta ideal para poder dar uma refrescada! Lembre-se antes de tirar as sementes e a casca.  

É importante dizer que esses alimentos devem ser dados como um petisco. Se a sua intenção for fazer a mudança para uma dieta natural, é indicado a consulta de um veterinário especialista.  

O que não dar para o seu pet 

Agora, existem alguns tipos de alimentos que não devem ser dados para os pets, pois podem fazer muito mal para eles. Vamos falar de alguns deles:  

  • Chocolate: existe uma substância chamada teobromina que é tóxica para os pets. É também um alimento com alta taxa de gordura, o que pode favorecer o ganho de peso; 
  • Leite: em alguns casos, ele pode causar episódios de diarreias e vômitos; 
  • Abacate: apesar de ser uma fruta, também pode provocar diarreias e vômitos.  

Por isso, é importante sempre estar atento ao que seu pet come durante o dia para manter a saúde dele sempre em dia. E caso tenha alguma dúvida, vale sempre a consulta ao médico veterinário de confiança. ?  

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.