Atividades físicas que ajudam na respiração

Muitas vezes, as pessoas que sofrem de doenças respiratórias como: asma, rinite, bronquite acabam se afastando da prática de atividades físicas, o que não é recomendado, já que possuem diversas atividades que podem nos ajudar e melhorar a nossa respiração e também a qualidade de vida.


Estudos apontam que quando há a existência de uma doença respiratória crônica, quando praticamos exercícios, o corpo tem a necessidade de maior de utilização de oxigênio, o que acaba trazendo benefícios para os músculos respiratórios e tendem a nos dar maior facilidade de respiração, além de outros benefícios que os exercícios nos proporcionam. Abaixo, trouxemos algumas atividades físicas que são recomendadas e nos ajudam na respiração:

Natação

É uma das mais indicadas pelos médicos, pois a prática fortalece o diafragma e os músculos respiratórios auxiliares. O ar inalado durante a natação é mais quente e úmido, ajudando a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias, fator que provoca menos broncoespasmos (contrações da musculatura dos brônquios, o que causa dificuldades para respirar). O exercício ainda proporciona relaxamento, controle respiratório, melhoria nos problemas posturais e controle corporal.

Caminhada ou corrida leve

Também é um exercício muito indicado, pois melhora o condicionamento físico do paciente, auxilia no controle da respiração e é eficaz no combate a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, além de nos ajudar também na prática de demais exercícios. No entanto, é importante que as caminhadas sejam feitas em horários mais frescos, pela manhã ou no fim de tarde, de preferência em lugares arborizados. 

Bicicleta

Além das outras atividades, praticar exercícios físicos na bicicleta auxilia também no controle da respiração e melhora, de forma contínua, o condicionamento físico do paciente. Além dos benefícios respiratórios, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, melhora a circulação do sangue e queima calorias. Andar de bicicleta gera menos impacto sobre as articulações, quando comparado a um exercício de caminhada ou corrida, já que o peso do corpo é melhor distribuído e trabalhado.

É importante saber a hora de parar, pessoas com dificuldades respiratórios podem ter sintomas como dores no peito, enjoo, fraqueza e queda brusca de pressão, e tendo algum desses sinais deve-se parar imediatamente. E lembre-se, antes das práticas de atividades físicas, é sempre recomendado a avaliação física de um médico.

Fonte: https://www.secad.com.br/blog/educacao-fisica/atividades-doencas-respiratorias/
https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/13049-exercicios-mais-indicados-para-quem-tem-complicacoes-respiratorias

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.